Na noite dessa terça-feira (02), a cor azul e a palavra inclusão tomaram de conta do plenário da Câmara Municipal de Natal para a sessão solene em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, presidida pelo vereador Eriko Jácome, presidente da Casa, e de proposição do vereador Tércio Tinoco.
O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica complexa que afeta a interação social e percepção da pessoa que a porta em relação aos outros e ao mundo ao seu redor. Dificuldade de comunicação por falta de domínio de linguagem, dificuldade de socialização, interesses restritos e comportamentos repetitivos são algumas características de quem é autista.
“É importante destacar que cada condição é única e diversa para cada indivíduo, cada uma com seus desafios e habilidades. Um momento como este é de fundamental importância para discutir o autismo, conscientizar, trocar vivências e experiências. Assim conseguimos levar mais conhecimento a quem está chegando nesse universo ou ainda tem dúvidas. E aconselhamos mães, pais, familiares e amigos que busquem conhecimento, procurem as instituições, clínicas especializadas, grupos de mães e pais, fontes oficiais como Ministério da Saúde, Organização Mundial das Nações Unidas e outras organizações especializadas”, recomendou o vereador propositor.