Liga realiza ação com triagens, túnel interativo e orientações sobre câncer colorretal neste fim de semana

O Rio Grande do Norte deverá ter 570 novos diagnósticos de câncer colorretal até o fim de 2024, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O mês de março foi escolhido para chamar atenção para a doença com a campanha Março Azul Marinho e a Liga Contra o Câncer fará uma ação com triagens e orientações neste fim de semana no Midway Mall. Estará instalado no shopping um “Intestúnel”, túnel interativo e educativo sobre as estruturas e as alterações mais comuns evidenciadas no intestino humano.

O evento acontece entre os dias 8 e 10 de março, das 14h às 20h, no primeiro piso do shopping, ao lado da loja da Vivo. De acordo com Grayce Castro, gerente de ensino do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI) da Liga, a ação é uma importante ferramenta de para disseminar informações sobre prevenção em saúde e diagnóstico precoce da doença.

Para as triagens, que vão acontecer apenas no sábado, os agendamentos podem ser feitos previamente na sexta-feira através da Central de Marcação da Liga, nos números (84) 4009-5600 ou (84) 4009-5601 (WhatsApp) ou presencialmente no local da ação. Para participar, o paciente deve ter acima de 50 anos e nunca ter realizado colonoscopia, além de portar o Cartão SUS e um documento com foto.

Caso as pessoas atendidas na triagem necessitem de uma continuidade diagnóstica, serão ofertadas colonoscopias realizadas na própria Liga, exames de pesquisa de sangue oculto nas fezes cedidos pelo DNA Center, e caso tenham alterações nos exames, estará garantido retorno aos especialistas da Liga para completar o segmento do tratamento.

A ação ainda vai contar com orientações de fluxo no agendamento para consultas e exames na rede SUS, distribuição de material educativo e uma kitanda de estímulo à alimentação saudável.