Governo do RN e movimentos estudantis discutem o direito ao transporte

Melhorar a qualidade do transporte intermunicipal garantindo a representatividade dos segmentos envolvidos neste direito. Foi com este objetivo que o Governo do Estado recebeu, nesta quinta-feira (21), uma representação dos movimentos estudantis do Rio Grande do Norte. Uma comissão foi formada para elaboração de uma minuta de projeto de lei complementar para a criação do Conselho Metropolitano de Mobilidade Urbana.

Além de questionar o aumento nas passagens do transporte intermunicipal metropolitano, os estudantes apresentaram a pauta histórica do movimento pelo Passe Livre. Na base da discussão, a necessidade de se criar políticas de acesso e permanência à educação, evitando a evasão escolar e garantindo maior aproveitamento do tempo de aula, além acesso a espaços culturais, esportivos e de lazer.

O valor reajustado das tarifas para o serviço de transporte coletivo rodoviário intermunicipal está em vigor desde fevereiro deste ano. A decisão foi amparada por um estudo realizado, em 2023, pela Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (FAPERN) e o DER que constatou uma defasagem no custo das tarifas. Uma das contrapartidas exigidas às empresas para concessão do reajuste foi a inclusão de 35 novos veículos à frota intermunicipal em 2024. Mas, em 2023, já haviam incluído 50 novos carros.

Estiveram presentes no encontro o secretário extraordinário de Gestão e Projetos Especiais (SEGP), Adriano Gadelha, o adjunto do Gabinete Civil do Governo do Estado, Ivanilson Maia, Thales Dantas e Pedro Gorki, e Jacyele Valentim pela Secretaria de Estado das Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), e Rômulo Lins Junior do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER),  os Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), União Estadual dos estudantes (UEE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Natal (UMES Natal), Associação Potiguar dos Estudantes Secundaristas (APES) e União dos Estudantes Secundaristas Potiguares (UESP).