Garibaldi Filho é homenageado em cerimônia pelos 200 anos do Senado

O ex-senador Garibaldi Alves Filho foi um dos ex-presidentes do Senado Federal homenageados durante a cerimônia que abre as celebrações pelos 200 anos daquela Casa Legislativa. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (5), em Brasília.

O governador em exercício do Rio Grande do Norte, Walter Alves, que está na capital federal para reuniões em ministérios, participou da homenagem a seu pai. O ex-senador também foi acompanhado por sua esposa, Denise Alves.

Garibaldi Alves Filho foi o único potiguar eleito para presidir o Senado Federal em seus 200 anos de história. Ele esteve à frente da Casa de 2007 a 2009.

Pelo fato de ter sido presidente da Casa, ele recebeu uma medalha dourada confeccionada especialmente para celebrar os dois centenários de existência da chamada “Câmara Alta” do Legislativo brasileiro.

“É uma honra e uma emoção muito grande receber essa homenagem porque no Senado Federal, eu enfrentei os maiores desafios da minha vida pública. Em um desses episódios, por exemplo, eu fui o primeiro senador a devolver uma MP do Executivo, fato que despertou muito interesse e representou a independência da Casa”, disse Garibaldi Filho.

O ex-presidente do Congresso lembrou ainda que viveu, como senador, momentos importantes da história política do Brasil e foi testemunha ocular desses acontecimentos, como o impeachment do ex-presidente Fernando Collor.

Em quantidade limitada, as medalhas entregues nesta terça-feira a senadores e ex-presidente do Senado — feitas pela Casa da Moeda — foram concedidas como forma de agradecimento e reconhecimento pelo apoio à atividade legislativa e política.

O lançamento das medalhas é parte das comemorações do bicentenário do Senado — criado em 25 de março de 1824, quando foi outorgada a primeira Constituição do Brasil.