Gestantes de Natal recebem repelentes para prevenção das arboviroses

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal iniciou a distribuição de repelentes contra mosquitos para gestantes do município. Os repelentes estão sendo ofertados nas Unidades Básicas de Saúde de Natal para gestantes no primeiro trimestre de gestação e têm como intenção combater os riscos à gestação que possam ser causados pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Essa é mais uma ação contínua da secretaria no combate às arboviroses no nosso município. Estamos realizando a distribuição desses repelentes para as gestantes que se encontram no primeiro trimestre de gestação, fase mais propícia a malformações dos fetos, principalmente para casos de Zika. Os repelentes já estão nas unidades e começaram a ser distribuídos para proteger as nossas gestantes”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS).

Ao todo foram distribuídos 2.811 repelentes nas unidades de saúde de Natal levando em consideração a média de pré-natais realizados nos serviços, com o intuito de prevenir a infecção por arboviroses, como Dengue, Chikungunya e Zika, doença que pode acarretar complicações neurológicas como microcefalia nas crianças.

“Essa é uma ação muito importante, principalmente para nossa proteção e dos nossos filhos”, confidencia Juliana Gomes, mamãe que faz o seu pré-natal na Unidade de Saúde de Felipe Camarão II e recebeu o repelente para se proteger contra as arboviroses.

Para a secretária adjunta, é importante ainda que as pessoas fiquem atentas a locais que possam servir de criadouros para os mosquitos. “Cerca de 75% dos criadouros de mosquitos estão localizados nas residências ou no entorno das casas, então convidamos os munícipes a fazerem sua parte e evitarem que a doença se alastre pela nossa cidade.”