CMN homenageia professores com Comenda Anísio Teixeira

A Câmara Municipal de Natal agraciou 18 profissionais da Educação com a Comenda Anísio Teixeira, em alusão à passagem do Dia do Professor nesse domingo dia 15 de outubro. A entrega da homenagem foi durante sessão solene realizada por proposição do vereador Herberth Sena e conduzida pelo presidente da casa, vereador Eriko Jácome.

“Com a entrega da Comenda Anísio Teixeira, queremos lembrar a importância de professores e professoras para educar pessoas mais conscientes, como já dizia Anísio Teixeira. Segundo ele, na escola não se deve aprender apenas fatos, mas também a ter atitudes, ideais e senso crítico. Para Anísio Teixeira, o homem educado é aquele que sabe ir e vir com segurança, pensar com clareza, querer com firmeza e agir com tenacidade. A melhoria da qualidade da Educação brasileira passa pela valorização dos professores, que muito mais do que transmitir conhecimento, podem provocar mudanças de hábitos e atitudes, e propagar valores e princípios”, ressaltou o vereador Herberth Sena. Já o presidente Eriko Jácome parabenizou todos os homenageados e lembrou que a comenda leva o nome do pai da escola pública no Brasil.

Desde a década de 1930, o educador, jurista e escritor brasileiro Anísio Teixeira defendia o direito à escola e à educação. Anísio considerava a educação como um bem que não poderia ser negado, fazendo parte da formação do ser humano. Defendia que uma educação de qualidade deveria ser proporcionada a todos, de maneira gratuita e sem distinção de classe social. Por esses ideais, ele é considerado o criador do sistema público de educação no país. Para ele, a escola deveria ser também municipalizada, atendendo aos interesses de cada comunidade, e o ensino público deveria ser articulado numa rede até a universidade.