Escritor potiguar lança livro com histórias de terror sertanejas em Natal

Baseado em histórias reais, o livro “Agouro” compõe a trilogia do escritor Márcio Benjamin. Depois do livro de contos “Maldito Sertão” e do romance “Fome”, Agouro traz treze contos que revisitam os terrenos férteis da oralidade sertaneja. O lançamento da obra será na quinta-feira (12), às 19h, no Boteco do Xexéu, Zona Sul de Natal.

O título tem edição do Escribas, revelando o imaginário através de causos contados em voz alta à beira da fogueira, ou relembrados na solidão dos quartos sombrios. De acordo com Márcio Benjamim, a palavra “Agouro” tem muitos sentidos para o resto do país e apenas uma para o Nordeste. “Lançar o Agouro é a sensação da continuidade do trabalho, nessa linha do terror nordestino, que procuro fortalecer e trazer para os jovens a valorização da nossa cultura. Agouro é o contato com a nossa história e as nossas raízes”, adianta.

Entre os treze contos do livro, “Sino da Igreja” tem uma história peculiar. Dedicado à entidade do candomblé, “Tranca Rua das Almas”, a história partiu de um sonho que uma pessoa teve e ligou para o escritor, dizendo que a entidade mandava avisar que iria escrever o livro com ele. “Depois de pesquisas, entendi quem era o personagem, pesquisei muito sobre sua história e o conto é um registro da vida da entidade e por isso é dedicado a ele”.

Outros personagens como o Lobisomen que andava à beira-mar no conto “Mar de Lua”, até histórias de assombração da Mina Brejuí, em Currais Novos, fazem parte das memórias. Outras histórias como “A Pedra do Reino”, contada por Ariano Suassuna de maneira lúdica, têm na realidade um enredo que fala de seita, obsessão e da religiosidade cega. “Desde a grande fome que consumiu o Ceará em meados do século XX, parindo terríveis campos de concentração, a esta assombrosa seita da Pedra do Reino, todos estão em Agouro e existem. Mas aqui eles vêm com um toque ainda mais aterrador, pois são baseados em fatos reais abertamente ocorridos ou angustiadamente esquecidos”, conta o escritor.