PF ataca desvio de recursos e corrupção em prefeituras do RN

Por William Medeiros – com informações do Estadão.

A Polícia Federal abriu nesta terça-feira (18) as Operações Guaraíras e Titereiros. As ações investigam fraude a licitações em prefeituras do Rio Grande do Norte e, também, atos de desvios de recursos públicos e corrupção. Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, peculato e corrupção. “As diligências hoje têm como finalidade reunir provas dos delitos praticados por membros de comissões de licitação, pregoeiros, empresários e secretários municipais, além de se buscar apreender valores desviados”, afirma a PF em nota.

Cerca de 120 policiais federais cumprem 33 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 14ª. Vara da Justiça Federal, nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba, Arez, Passagem, Pedra Grande, Lagoa D’anta, Campo Grande, Goianinha, Monte Alegre, Lagoa de Pedras e Currais Novos.

A investigação teve início há dois anos. Segundo a PF, um engenheiro civil, já condenado e processado pela Justiça Federal por fraudar licitações e desviar recursos, continuava praticando os mesmos crimes.

Foram identificados dois grupos distintos atuando no Rio Grande do Norte, que fraudava licitações, seja para obras de engenharia, seja para o serviço de transporte escolar. Em consequência, houve a necessidade de desmembramento da apuração, razão pela qual duas operações policiais simultâneas foram hoje deflagradas.