Assembleia presta homenagens pelo Dia do Cerimonialista

A tarde desta terça-feira (31) foi de homenagem aos profissionais que, no dia a dia, trabalham para viabilizar eventos e solenidades. Por iniciativa do deputado Taveira Júnior (União Brasil), a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cerimonialista. Profissionais da área receberam placas comemorativas das mãos do parlamentar, que enalteceu a importância da profissão e do trabalho que os cerimonialistas desempenham.

Comemorado anualmente em 29 de outubro, o Dia do Cerimonialista foi instituído nos calendários oficiais através de um projeto de lei aprovado no senado em 2009. O cerimonialista desempenha um papel crucial ao preservar a reputação de organizações e empresas. É dele a função de organizar e coordenar eventos, garantindo que protocolos, hierarquias, ordens de precedência e ritos sejam seguidos adequadamente. Ele cuida da parte formal, etiqueta, e do bom andamento de cerimônias, eventos, solenidades e atividades que requerem planejamento e execução de protocolos específicos.

“Esses profissionais são os verdadeiros artífices por trás das cerimônias que marcam momentos significativos em nossas vidas, assegurando que cada detalhe seja meticulosamente planejado e executado com sensibilidade. Além disso, os cerimonialistas desempenham um papel vital na preservação das tradições e protocolos que compõem a essência de nossa  cultura e sociedade”, justificou o deputado Taveira Júnior.

Em seu discurso, o deputado falou sobre a grande alegria e “profundo sentimento de honra” que teve ao celebrar o Dia do Cerimonialista. “O cerimonial é a manifestação da etiqueta, respeito, ordem e da consideração pelo próximo. São verdadeiros arquitetos das ocasiões especiais que marcam a nossa vida”, reforçou.

Homenageando a ex-chefe do Cerimonial da Assembleia Legislativa e primeira presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial, Zuleide Gonçalves Vieira, falecida em janeiro de 2022, Taveira Júnior enalteceu o papel desempenhado por Zuleide tanto no Cerimonial do Legislativo potiguar quanto no comando da associação que tem trabalhado pela valorização dos profissionais da área.