São João de Macaíba movimentou mais de R$ 20 milhões, aponta Instituto Fecomércio RN 

Em 2023, o “São João do Povo” teve um impacto de R$ 20,4 milhões na economia de Macaíba. O município recebeu cerca de 112.600 pessoas, que participaram dos festejos juninos, principalmente por causa das festas gratuitas e atrações musicais (43,8%). As informações são fruto de pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Fecomércio RN (IFC), que mapeou o perfil dos participantes e a percepção dos empresários durante o evento. 

Os dados foram apresentados pelo diretor de Inovação e Competitividade da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), Luciano Kleiber, ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Macaíba (Sindcomércio Macaíba), Luiz Lacerda, e ao prefeito Emídio Junior, em reunião na manhã desta segunda-feira (7), na Casa do Empresário. 

“O que mais nos orgulha é saber que faz pouco tempo que começamos a realizar esse evento. Iniciamos em 2021, ainda em caráter on-line, por causa da pandemia; então ter um sucesso desse, comparável ao de grandes eventos como o São João de Assú e o Mossoró Cidade Junina, é muito gratificante. O investimento que o município fez é mínimo perante o retorno que os comerciantes e a população tiveram”, afirmou o prefeito de Macaíba. 

O levantamento concluiu, por exemplo, que o São João de Macaíba foi bem avaliado pelos dois grupos: 96% dos participantes pretendem voltar para as próximas edições da festa, enquanto 53,9% dos empresários da região afirmaram que o evento teve uma influência positiva nos negócios. 

Para o vice-presidente da Fecomércio RN, Luiz Lacerda, que representou o presidente Marcelo Queiroz, os dados são importantes para mensurar o potencial econômico do evento realizado em Macaíba e refletem a força que as festas juninas têm no estado. 

“Quem atua no comércio e nos serviços conhece o impacto que as datas têm. O São João é uma das mais importantes no calendário potiguar, então, as festas juninas – como a de Macaíba – são muito importantes para manter os negócios locais aquecidos”, explicou o vice-presidente da Fecomércio RN. 

Perfil dos participantes 

De acordo com a pesquisa do IFC, a maioria dos participantes do São João de Macaíba de 2023 pertence ao sexo feminino (54%), tem de 25 a 34 anos de idade (36%), possui Ensino Médio completo (60,6%), foi à festa com o cônjuge (37%) e recebe entre 2 e 5 salários mínimos por mês (52,4%). Além disso, 73,6% se informaram sobre a festa através das redes sociais. 

A pesquisa também revelou que mais da metade das pessoas (69,6%) que participaram da programação do São João de Macaíba são residentes do município. Apenas 30,4% do público que prestigiou a festa junina veio de fora, principalmente de cidades vizinhas – como Natal (14,2%), São Gonçalo do Amarante (6,8%) e Parnamirim (2,8%). 

Mesmo em menor quantidade, os turistas gastaram mais que os residentes e tiveram um impacto financeiro quase tão expressivo. Gastando uma média de R$ 290,22 por dia, os visitantes movimentaram R$ 9,9 milhões; enquanto os macaibenses tiveram gastos diários de R$ 133,93 e injetaram um total de R$ 10,5 milhões na economia do município.