ISAURA AMÉLIA ROSADO É ELEITA PARA A ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS

Em um pleito formado por mulheres, a professora e gestora cultural Isaura Amélia Rosado foi eleita nesta terça-feira (2) para ocupar a cadeira 32 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. Ela teve 24 votos, vencendo a jornalista Josimey Costa, que obteve 15 votos. 

Isaura sucede a Geraldo Melo, que faleceu em 2022, sendo a primeira mulher a ocupar esta cadeira, cujo patrono é o jurista Francisco Fausto de Paula Medeiros e como fundador Tércio Rosado, ocupada também por outro mossoroense João Batista Cascudo Rodrigues.

“Agradeço a generosidade dos acadêmicos que me fizeram alcançar estágio, grau, nível que não estavam sequer nos meus sonhos mais escondidos”, disse a nova imortal da ANRL. “Tenho a convicção de que foi o trabalho e o apoio de muitos amigos, ao longo do meu caminhar profissional que me credenciou. Muitos chegam comigo à cadeira 32.”

A mossoroense Isaura Rosado é formada em Ciências Sociais e tem uma longa carreira nos meios culturais. Foi quatro vezes gestora da Fundação José Augusto, além de Presidente da Fundação Capitania das Artes. Também foi secretária adjunta de educação. Como gestora, publicou 120 livros de muitos outros autores. Atualmente Isaura Rosado integra a Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar e é uma grande incentivadora das artes. Sua coleção de mais de mil obras está para ser doada à Universidade do Semi-Árido, UFERSA. Na semana passada, ela lançou a obra “Moura Rabello, Precursor da Arte Potiguar”.