Governo lança o programa RN + Verde na abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente

O Governo do Rio Grande do Norte abriu oficialmente a Semana Estadual do Meio Ambiente (SEMA). Durante a solenidade, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH) lançou o Programa RN + Verde voltado para o aumento da cobertura vegetal no território do estado. O Programa tem o objetivo de restaurar a caatinga, considerado o maior bioma do RN e vai orientar empresas que precisam identificar áreas para reposição florestal. O evento aconteceu no Parque das Dunas e reuniu representantes de órgãos do governo e população em geral.

A Governadora Fátima Bezerra destacou a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente e da SEMA para avançar nas pautas em defesa da preservação. “Precisamos de um movimento global para unir governos, empresas, sociedade civil e toda a população em defesa do meio ambiente. A gestão pública tem a obrigação de olhar para o meio em que vivemos com o máximo de respeito, compromisso e entendendo que é preciso agir. Esse é o compromisso da nossa gestão”, pontuou a governadora, que na ocasião realizou o primeiro traço no Muro de Grafite da Biodiversidade, localizado na entrada do Parque das Dunas.

A intervenção artística é uma iniciativa do Projeto Mulheres das Dunas e contou com o apoio do Coletivo Aboio, em parceria com ONG Baobá. Os recursos para aplicação do grafite é fruto de uma emenda parlamentar, destinada pela vereadora Divaneide Basílio.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), João Maria Cavalcanti, apresentou as ações da secretaria voltadas para a implementação de políticas ambientais, como as leis de Resíduos Sólidos, de Mudanças Climáticas e a elaboração da Política Estadual de Reúso de Águas. ”A SEMARH está sempre buscando formas de beneficiar a população com um meio ambiente saudável. É sobre isso que vamos dialogar e também celebrar durante essa Semana Estadual do Meio Ambiente”, disse.

A gestão do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema, integra o sistema SEMARH e atua em prol da preservação do meio ambiente, em consonância com o desenvolvimento econômico e social do Estado. No período de janeiro de 2019 a abril de 2022, o Instituto emitiu um total de 12.730 licenças ambientais.