Setembro Amarelo: Instituição potiguar é agraciada com prêmio de inclusão em saúde mental da Câmara dos Deputados

O Hospital Psiquiátrico Professor Severiano Melo (HPPSL) foi agraciado, nesta segunda-feira (1º), com o Prêmio Nise da Silveira, concedido anualmente pela Câmara dos Deputados. O reconhecimento é dado a pessoas ou instituições que se destacam em ações de promoção à saúde mental. A instituição recebeu a indicação dos deputados federais Rafael Motta (PSB), Carla Dickson (PROS) e General Girão (PSL).

“Com 65 anos de contribuição para o tratamento dos padecentes de transtornos psiquiátricos no RN, o Hospital Severiano Melo deve receber o seu devido valor e reconhecimento. O prêmio dado hoje é uma forma de aplaudir seus feitos em favor da saúde mental do povo potiguar. Acreditamos que toda ação que trate de forma humana e solidária as questões envolvendo transtornos mentais deve ser enaltecida”, ressalta o deputado Rafael.

Fundada em 2 de junho de 1956, com a denominação original de Casa de Saúde de Natal, a instituição foi pioneira, no Rio Grande do Norte, no tratamento psiquiátrico especializado. Mantida pela Sociedade Professor Heitor Carrilho, evoluiu ao longo da história com os avanços dos tratamentos em psiquiatria, apresentando-se hoje como um complexo de assistência em saúde mental, que é referência não somente no Nordeste, mas em todo o Brasil.