Deputada Natália Bonavides solicita inclusão de trabalhadores do Sistema Único de Assistência no Plano Nacional de Imunização

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) solicitou ao Ministério da Saúde, por meio de ofício, a inclusão das trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência (SUAS) como público prioritário de imunização no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.

Esses trabalhadores estão na linha de frente desde o início da pandemia, pois os serviços socioassistenciais não pararam de funcionar no período e continuam atuando com um volume ainda maior de solicitações em virtude do agravamento das condições de vida da população durante a pandemia.

“Estamos assistindo ao agravamento das condições de vida da população, a ampliação do desemprego, da fome, da violência e da miséria. Tudo isso em meio a uma pandemia que já vitimou mais de 487 mil pessoas. E tem sido o SUAS, por meio dos trabalhadores e trabalhadoras, que desde o início da pandemia vem atuando para minimizar os efeitos da desigualdade social. Por isso, nos somamos à luta em defesa da vacinação prioritária de todos os trabalhadores que atuam no Sistema”, destacou Natália Bonavides.

Os profissionais dos serviços socioassistenciais – Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) – já são considerados essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública, de acordo com a Lei Nº 14.023, de 8 de julho de 2020.