Governadora lança Programa RN + Água nesta quinta-feira em Mossoró

Será lançado nesta quinta-feira (08), em Mossoró, o Programa RN + Água, que será executado com investimentos previstos na ordem de R$ 390 milhões e tem a perspectiva de beneficiar 320 mil famílias. O programa engloba um conjunto de ações a serem executadas pelo Governo do RN a fim de ampliar o acesso à água, priorizando o consumo humano e promover ganhos sociais e econômicos para as populações rurais e urbanas do Estado.

Serão beneficiadas prioritariamente as populações residentes em áreas de vulnerabilidade hídrica, atendendo a assentamentos, remanescentes quilombolas, comunidades indígenas e rurais. O RN + Água representa um esforço institucional integrado, envolvendo várias Secretarias de Estado, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH.

Entes envolvidos: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar – SEDRAF; Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca – SAPE; Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA; Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte – CAERN; e Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte – IGARN.

As ações serão viabilizadas por meio de parcerias com entes do poder público (municipal e federal), priorizando a participação social, e acontecerão por meio de acordos de cooperação técnica com recursos oriundos do Orçamento Geral do Estado, de emendas parlamentares e do Orçamento Geral da União.