Propagação da Covid-19 no RN está sendo estudada através de novas análises

Pesquisadores do Ibope Inteligência vão realizar a segunda etapa de uma pesquisa sorológica sobre o novo coronavírus nesta quinta-feira (4), sexta-feira (5) e sábado (7) em três cidades do Rio Grande do Norte. Eles vão visitar residências em Natal, Caicó e Mossoró.

As casas que serão visitadas nas cidades serão escolhidas por sorteio. Os pesquisadores vão promover um questionário para os moradores responderem. Um dos moradores da casa também será escolhido por sorteio para se submeter ao teste rápido: será retirada uma amostra de sangue para saber se ele está ou já foi infectado pelo novo coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, que é quem financia os trabalhos, a intenção dessa coleta de dados é conhecer o nível de propagação e o comportamento da Covid-19 no Brasil e auxiliar na criação de políticas públicas.

O Ministério diz que os dados coletados servirão de base para estimar o percentual de brasileiros infectados, avaliar os sintomas mais comumente relatados, estimar recursos hospitalares necessários ao enfrentamento da pandemia e permitir o desenho de estratégias para abrandar as medidas de isolamento social.