Prefeitura de Natal abre Hospital de campanha

O Hospital de Campanha montado pela Prefeitura de Natal para receber exclusivamente pacientes com a Covid-19 começou a funcionar nesta segunda-feira (04).

A unidade vai funcionar inicialmente com 100 leitos clínicos, além de duas unidades semi-intensivas.

Outros 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão sendo preparados para funcionar nos próximos dias.

Nenhum paciente está internado no local ainda.

A abertura do hospital contou com a presença do prefeito Álvaro Dias e do secretário municipal de Saúde, George Antunes. Na oportunidade, o padre Helenildo Marques, capelão dos Hospitais da Arquidiocese de Natal, e o pastor da Assembleia de Deus, Abel Moreno, abençoaram a unidade.

O prefeito Álvaro Dias destacou o empenho de toda a equipe da administração municipal para viabilizar a iniciativa que começou a ser gestada há pouco mais de um mês.

Caso seja necessária usar toda a capacidade do Hospital, serão cerca de 300 a 400 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros e pessoal de outras especialidades atuando no espaço. O Hospital de Campanha também dispõe de quatro aparelhos respiradores, sendo dois instalados na unidade semi-intensiva e mais dois para suporte à enfermaria.

Os 20 leitos de UTI não foram abertos nesta segunda-feira em virtude da falta de equipamentos específicos como mais respiradores, monitores cardíacos e bombas de infusão. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está trabalhando para adquirir esse material.

Enquanto as UTIs do Hospital de Campanha não começam a operar, os pacientes de Natal que necessitarem de tratamento intensivo serão acolhidos no Hospital Municipal Doutor Newton Azevedo.