Colégio une diversão e sensibilização dos alunos neste Carnaval ao trabalhar proposta da Campanha da Fraternidade e da Unesco

A partir desta quinta-feira (20), a programação de Carnaval do Colégio das Neves, em Natal, pretende unir folia e aprendizado ao ensinar importantes lições de valores nas comemorações do carnaval com as crianças e adolescentes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Com o tema da Campanha da Fraternidade evocando o respeito ao próximo e ao meio ambiente a partir da vida e obra da Santa Dulce dos Pobres e a solicitação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) sobre os cuidados ao meio ambiente, o Carnaval das Cores do Colégio das Neves Neves traz um enfoque totalmente direcionado à sensibilização dos estudantes, mas sem esquecer da diversão.

Sendo uma festa que mistura vários costumes de origem africanos, indígenas e europeus, o carnaval se transformou numa cultura autenticamente brasileira. No Colégio das Neves, a proposta é trabalhada de maneira a unir Música, Ensino Religioso e demais componentes curriculares dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para aprofundar os conhecimentos por meio da interdisciplinaridade.

“Nossa intenção é proporcionar atividades e vivências que ampliem o conhecimento das nossas crianças sobre as nossas heranças culturais e a origem da festa carnavalesca, assim como sensibilizar o cuidado com o outro e com o nosso planeta, temas de enorme importância no mundo de hoje”, afirma Priscilla Navarro, coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio das Neves.

As atividades envolvem a interação das turmas com atividades lúdico-pedagógicas com a contação de poemas, histórias, releituras de músicas e brincadeiras, além de estimular o exercício da fraternidade no dia a dia de cada criança e cuidado com o ambiente em que vive.

A proposta do Carnaval das Cores reúne os pequenos da Educação infantil em um bloquinho que sairá pelas dependências do próprio Colégio. “Convidamos as crianças para brincar com instrumentos reciclados, voltando-se para o estímulo da criatividade, consciência ambiental e respeito ao outro, temas diretamente ligados à Campanha da Fraternidade e ao projeto da Unesco para este ano”, explica Karoline Leite, coordenadora da Educação Infantil.

Já para os alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, as comemorações  refletem sobre a proposta da Igreja presente na Campanha da Fraternidade deste mesmo ano, “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, inspirados na vida e exemplo da Santa Irmã Dulce dos pobres nas terras da Bahia, “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”.

Para a diretora do Colégio, Irmã Marli Araújo da Silva, a proposta direciona as comemorações à cultura da paz, ao respeito e acolhimento aos pilares da vida de Santa Dulce. “Em meio a tanta violência, desenvolveremos em cada pequenino a prática do acolhimento a todos sem distinção de raça, credo ou posição social, o respeito a diversidade e o amor ao próximo”, conclui Irmã Marli.