Cidade inteligente inclusiva transforma a vida de potiguares por meio de cursos e oficinas gratuitos

“Com a porta que me foi aberta, eu pude me encontrar”, resumiu a potiguar Maria Monteiro, de 38 anos, agora artesã de bolsas com materiais regionais e sustentáveis. Ela estava desempregada e encontrou em um curso ofertado pelo Instituto Planet, na Smart City Natal, a chance de recomeçar e ter uma fonte de renda. É com os pedidos crescentes de acessórios feitos com folha da palha de carnaúba e fuxico que agora ela contribui com o sustento da família.

Moradora da comunidade de Massaranduba, próxima ao empreendimento, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, Maria soube da oferta de cursos por meio da Associação de Artesãos de Massaranduba (Artmar). A Smart City Natal, da Planet Smart City, é a segunda cidade inteligente inclusiva do mundo e tem ações inovadoras na área social, pensadas para os moradores e a população que vive no seu entorno. Os cursos livres e as oficinas gratuitos, que acontecem no Hub de Inovação, como o de artesanato que teve a Maria como aluna, são algumas delas.

A potiguar já trabalhou em escritórios, lojas, pousadas e restaurantes. Sem trabalho fixo desde 2014 e apesar de sempre ter gostado de costura e artesanato, acabava se dedicando a essas atividades de maneira não profissional. “Eu tive filho em 2012 e depois disso encontrei dificuldades para voltar a trabalhar, pois não tinha com quem deixá-lo. Comecei a costurar e também fazia faxina como diarista, mas após o curso resolvi que vou investir e me dedicar a minha nova profissão: artesã”, conta ela.

Enquanto participava da oficina, a partir da qual teve seus primeiros contatos com as possibilidades da palha de carnaúba, e desenvolvia o seu novo ofício, o filho mais novo de Maria, hoje com sete anos, ficava na biblioteca instalada dentro do Hub de Inovação. “Foi também um incentivo para o meu filho ler. Hoje ele já pede para lermos juntos em casa. Então posso dizer que ele também foi beneficiado com a oficina, porque eu nem teria com quem deixá-lo para poder fazer o curso”, comemora Maria.

À medida que aprendia a nova arte, ela postava no WhatsApp algumas bolsas em produção e assim as primeiras encomendas começaram a acontecer. “A partir desse curso e com a articulação da Artmar com a Smart City Natal, abriu-se uma porta para algo que eu tinha muita vontade de participar, que era uma feira de artesanato para expor o meu trabalho. Produzi peças que foram expostas na Feira Internacional de Artesanato de Natal”, explica, referindo-se ao tradicional evento realizado no Centro de Convenções da capital. Além das bolsas, Maria também tem produzido sousplats e tapetes, com técnicas aprendidas no curso.

Como explica Moisés Dantas, da Habitax Urbanismo, responsável pelo empreendimento juntamente com a Planet Smart City, que está por trás do seu conceito inovador, a cidade já está sendo vista também como um parque tecnológico, capaz de atrair investimentos e gerar retornos econômicos. “Buscamos soluções tanto inovadoras quanto inclusivas, com foco no coletivo e na movimentação da economia. Esses cursos, por exemplo, por serem gratuitos, têm permitido uma verdadeira transformação de realidade e ajudado a cumprir o propósito da cidade, de melhorar a vida não somente dos moradores, mas também de toda a comunidade”, reforça ele.

Maria Monteiro quer continuar participando de oficinas da Smart City Natal. Atenta ao seu futuro como artesã de produtos regionais, em breve, pretende participar do curso de inglês para poder se comunicar melhor também com turistas. Os interessados podem fazer contato via (84) 99117-3764, para obter mais informações sobre a realização dos próximos cursos e oficinas da Smart City Natal.