Defesa Civil reforça efetivo para atender ocorrências em Natal

Devido às chuvas que caem em Natal, a Defesa Civil Municipal vem desde as primeiras horas desta quinta-feira (09/01) atuando no atendimento a ocorrências, monitorando áreas de risco e isolando locais afetados que oferecem algum tipo de risco à população. O efetivo de plantão 24h foi reforçado com agentes que estavam de folga e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) vem trabalhando em conjunto com os demais órgãos públicos na intenção de minimizar os problemas sofridos pela população.

As principais ocorrências registradas durante a noite dessa quarta-feira (08), foram relacionadas a pontos de alagamentos em ruas e avenidas. A Defesa Civil também registrou abertura de crateras em bairros como Nova Natal, Lagoa Azul e Pitimbu, e algumas residências sofreram com invasão da água das chuvas. 

Além das equipes da Defesa Civil responsáveis pelo plantão regular, outras que estavam de folga foram convocadas para ampliar o efetivo no sentido de agir de modo preventivo com a possibilidade do aumento no número de ocorrências. “Como estamos sempre acompanhando os boletins meteorológicos dos órgãos oficiais, tomamos essa precaução até mesmo pelo volume de ocorrências já geradas chegando a 80 chamados”, explicou a diretora de Ações Preventiva da Defesa Civil de Natal, Luciana Medeiros.

Outros locais que oferecem risco à integridade física das pessoas estão sendo isolados pelos agentes de Defesa Civil e, dependendo da competência, estão sendo acionados os entes públicos responsáveis pela resolução dos problemas. As principais lagoas de captação de águas pluviais estão passando por monitoramento e até o momento nenhuma ocorrência de transbordamento foi registrada.

Os técnicos da Defesa Civil de Natal estão monitorando todo o sistema de chuvas da capital por meio das informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden).

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil Municipal, o cidadão dever ligar para o número 190, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população e preservar vidas.