Ribeira Boêmia lança o seu primeiro EP, “Sambas do Brasil”

Unir, no centro histórico de Natal, nomes de peso do samba nacional à informalidade e descontração das tradicionais rodas de samba, promovendo o resgate do samba como expressão popular da boa música é uma das propostas do projeto cultural do Ribeira Boêmia, que se consolida em seu sétimo ano de existência com o lançamento do seu primeiro EP: “Sambas do Brasil”, que vai ocorrer no dia 14 de novembro, no Sesc Rio Branco, às 19h, sob a condução da Roda de Samba do projeto Ribeira Boêmia e a participação de convidados especiais.

O EP conta com a direção e arranjos de Diogo Guanabara e produção de Leonardo Galvão e Laumir Barreto. Com gravação, mixagem e masterização de Eduardo Pinheiro (Estúdio Megafone), o EP tem sua arte assinada pelo artista plástico, Flávio Freitas e seu projeto gráfico elaborado pela PlanoB Marketing. O trabalho conta com composições de João Cavalcanti (ex-Casuarina), André da Mata, Vinicius Lins e Stênio Medeiros, entre outros que estarão presentes no lançamento, além dos parceiros do Projeto Cultural.

Com cinco músicas nas vozes de Daniela Fernandes e Rogério Madureira, o EP traz as músicas Preciso Seguir (André da Mata / Vinícius Lins), Eu nego até o fim (Fred Camacho / João Cavalcanti / Wanderson Martins), Pranto em Acalanto (Stênio Medeiros / Vinícius Lins), Quando a Gira Girou (Claudinho Guimarães /Serginho Meriti) e a junção de peças musicais, como Ritual de Fé (André da Mata/Wagner Nascimento), Livro do Destino (André da Mata/Nego Josy), Maria da Roça (André da Mata /Raul Di Caprio) e Julgamento (André da Mata/ Inácio Rios/Mingo Silva).

Para selar o sucesso do projeto, em vigor desde 2012, com rodas de samba, participação de renomados artistas locais e nacionais, nada melhor do que um EP que irá eternizar os momentos vividos em todos esses anos e divulga-los ainda mais, é o que diz o idealizador do projeto Leonardo Galvão.  “Nossa roda de samba tem trazido grandes nomes locais e nacionais. Vamos disseminar a cultura do samba para o público que aprecia boa música e o ritmo alegre do ritmo”, explica. Ele acrescenta que um dos grandes incentivos para esse novo desafio, foi o fato do projeto ter sido indicado como melhor Banda do Prêmio Hangar de Música do ano passado e este ano, novamente, uma honraria.

O projeto recebe a produção de Laumir Barreto e conta com importantes apoios para a sua realização, como: Fecomércio RN- Sesc/ Senac, SEBRAE, Universitária 88,9 e Plano B.

Saiba mais sobre o Ribeira Boêmia

O Projeto Cultural Ribeira Boêmia existe desde 2012, mas ganhou novo impulso desde 2015, quando passou a ser realizado mensalmente, sempre aos sábados, com sua Roda de Samba oficial composta por músicos fixos, apresentando, a cada edição, renomados artistas locais e nacionais.

A primeira edição do Projeto Cultural Ribeira Boêmia aconteceu em 17 de agosto de 2012, quando foi formada a roda de samba com alguns dos mais respeitados sambistas da noite carioca, que foram acompanhados por músicos locais, não menos talentosos. Nessa época, o local da realização foi o extinto “Cultura Clube”, situado na parte final da Avenida Rio Branco, por trás do Teatro Alberto Maranhão. Fizeram parte dessa edição os sambistas nacionais Toninho Geraes, Renato Milagres e João Martins, trazendo uma bagagem de duas gerações que brilham, tanto como intérpretes quanto como compositores. Essa edição, sem dúvida alguma, além de ter sido o pontapé inicial do projeto, foi uma oportunidade rara, para que os natalenses, apreciadores do samba de qualidade, tivessem um contato mais estreito com o trabalho realizado em outras praças.