“O Sinmed RN é + você” será lançado nesta terça (1) em homenagem ao mês do Médico

Nesta terça-feira (1) às 19h, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte realiza a solenidade de abertura do mês do Médico. Com o tema “O Sinmed RN é + você” as comemorações serão abertas com um coquetel, na sede do sindicato, para associados e convidados. A noite será marcada por homenagens, apresentação do calendário dos eventos de outubro, pela música de Carlinhos Zens e pelas exposições do fotógrafo Canindé Soares e do artista plástico Flávio Freitas. Tantos as fotos, quanto os quadros são uma homenagem a Natal.

Dentro do calendário a ser apresentado pelo Sinmed, o primeiro evento de destaque será no dia 11 com o Fórum de Debates em parceria com a UnP. O evento está marcado para às 19h, será realizado no campus da Avenida Roberto Freire com entrada gratuita e tem foco especificamente voltado no futuro da medicina.

O Fórum vai trazer a Natal dois profissionais da medicina tidos como expoentes em suas áreas de atuação, a patologista Rafaela Pinheiro, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, e o cirurgião digestivo Guilherme Namur, do Hospital Sírio Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein. Ambos vão debater sobre o que há de mais avançado em seus centros de trabalho que são referência nacional e internacional.

“A finalidade do evento é trazer aos futuros médicos o que há de mais relevante, atual e moderno nos grandes centros. É uma forma de mostrar nossa preocupação com a formação deles e uma forma de engajá-los na busca de uma medicina de qualidade, atualizada, que ofereça aos pacientes o que houver de melhor”, ressalta Geraldo Ferreira, presidente do Sindicato.

Nos dias 11 e 12 de outubro, em parceria com a Associação Médica, o Sinmed promove o 2º Fórum de atualização médica do RN. Serão discutidos temas importantes da prática médica, entre eles acupuntura médica, alergia, depressão, diabetes, humanização da medicina, urgências e emergências médicas e muito mais.

De 14 a 18 de outubro o sindicato realiza visitas aos hospitais da grande Natal, divulgando o trabalho da entidade, e a apresentação de um pocket show com o músico Carlos Zens. No dia 18, dia do médico, a agenda de atividades chega ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) que pela manhã recebe a visita do Sinmed, show musical e exposição itinerante dos trabalhos do Fotógrafo Canindé Soares e do artista plástico Flávio Freitas. Já à tarde, à partir das 15h, o Sinmed promove uma ação de saúde preventiva. Também em parceria com a UnP, estudantes de medicina estarão no Calçadão da Avenida João Pessoa, na Cidade Alta, para realizar aferição de pressão e glicose à população.

A cidade de Mossoró também terá eventos comemorativos ao dia do médico na semana de 21 a 25 de outubro. E vale lembrar ainda que a exposição aberta no dia primeiro no coquetel ficará à mostra durante todo o mês na sede do sindicato

Ao longo do mês serão divulgados outros detalhes da programação.

*Palestrantes do Fórum de debates*

A patologista Rafaela Pinheiro atualmente integra o Centro de Imuno-histoquímica, Citologia e Anatomia Patológica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e da Consultoria em Patologia Renal, do Transplante e Microscopia Eletrônica Malheiros. Já o cirurgião digestivo Guilherme Namur é médico da Cirurgia do Aparelho Digestivo do Instituto do Câncer do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, bem como é parte do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Hospital Israelita Albert Einstein.