Prefeitura de Guamaré atua em favor da arte urbana

Arte urbana, urbanografia ou street art é a expressão que se refere a manifestações artísticas desenvolvidas no espaço público. Em Guamaré, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo já é possível conviver com essa tendência, que tem crescido nos grandes centros urbanos e nos destinos turísticos.

Pinturas realizadas por alunos de rede de ensino do município são resultados da oficina de artes na rua, realizada em fevereiro passado com a presença do renomado artista paulista, Jerry Batista, referência no Beco do Batman em São Paulo. Jerry também é reconhecido pelo seu talento em outros países.

A Praia do Minhoto, por exemplo, a pedido de um comerciante local, uma área reservada para a prática o Slackline-modalidade esportiva de entretenimento muito utilizada pelos jovens, ganhou coloridas placas de sinalização pelas mãos talentosas da estudante Alana Nazário, uma das alunas da oficina ministrada por Jerry Batista.

A expectativa da Secretaria Municipal de Turismo é de que outras áreas recebam painéis e placas de sinalização, consolidando o projeto de iniciação a arte de rua no município. “Arte de rua acontece nos lugares menos esperados, nos guetos, nos lixões, debaixo de pontes, em paredes estragadas e em lugares abandonados. É uma arte que não precisa de tempo, espaço, movimento cultural, ela só precisa da rua”, destacou a Secretária de Turismo, Mauricéia Cavalcante.