Intervenção em Açude São Miguel reduz risco de rompimento de barragens na Região Central

O Governo do Estado concluiu a operação para esvaziamento da Barragem São Miguel II, no município de Fernando Pedroza, Região Central do Rio Grande do Norte. Foi aberto um vertedouro auxiliar para rebaixar o volume excedente de água que estava acumulada no pé da parede da barragem. A obra foi iniciada e concluída nesta quarta-feira (24). Técnicos seguem monitorando o reservatório para especificar o volume de redução alcançado. A retirada do dique (fusível) reduz a pressão na parede da barragem, afastando o risco de rompimento que provocaria um efeito cascata com danos para os açudes próximos e para a BR 304, que interliga a Capital ao interior do Estado.
 
“Em virtude da evolução positiva dos trabalhos do canal de drenagem, começamos a liberar, de forma gradual, um volume de água que colocava a segurança da barragem em risco. Garantimos que não haverá elevação considerável do volume de água na BR-304, nem nos reservatórios e suas vertentes nos municípios de Angicos e Ipanguaçu”, ressaltou o Tenente Coronel Marcos Carvalho, coordenador estadual de defesa civil.
 
Todas as medidas estão sendo tomadas, para garantir a segurança da população e evitar mais transtornos nos municípios afetados. O Governo do Estado enviou ao local, máquinas e equipamentos, além de uma equipe de engenheiros especializados em segurança de barragens que trabalham diuturnamente em ações de prevenção, buscando eliminar os riscos de rompimento. A força tarefa é coordenada pelo Gabinete Civil e conta com técnicos da Defesa Civil Estadual e Federal, Semarh, Igarn, DER, PRF, prefeitos com equipes, Exército e Corpo de Bombeiros.