Francisco do PT promove audiência sobre o Mais Médicos e as lacunas assistenciais

Por iniciativa do deputado estadual Francisco do PT, será realizada dia 01 de abril, às 14:30h, na Assembleia Legislativa do RN, a audiência pública intitulada “Programas Mais Médicos: Os Desafios das Lacunas Assistenciais”.

O Programa Mais Médicos constitui-se em política pública do governo brasileiro com a finalidade de suprir déficits de recurso humano médico do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da Atenção Básica, nas áreas mais vulneráveis do Brasil. Para além disso, o programa conta ainda com a ampliação da infraestrutura da Atenção Básica (construção, reforma e ampliação das unidades Básicas de Saúde), ampliação na graduação e residência médica.

O acordo de cooperação com a República de Cuba para o recrutamento de médico dos Mais Médicos foi descontinuado a partir do final de 2018, e o edital lançado para substituição desses profissionais não conseguiu até o momento suprir a lacuna gerada. “Este fato pode ser observado a partir da quantidade de Unidades Básicas de Saúde que estão sem a assistência do profissional de medicina, existindo ainda uma tendência de ampliação deste quadro”, chamou atenção o deputado.

Segundo Francisco, “a audiência será uma oportunidade de acolher, formular e incentivar o debate com a sociedade potiguar e tomar conhecimento do estágio em que se encontram as discussões em torno do Programa Mais Médicos e os desafios das lacunas assistenciais atuais no Congresso Nacional”.