Prefeitura de Natal faz trabalho preventivo em comunidades para evitar danos provocados pelas chuvas

A Prefeitura de Natal segue empreendendo ações de monitoramento das áreas de risco da cidade para reduzir os efeitos das chuvas que caíram nas últimas horas e evitar danos físicos e materiais às pessoas. Na manhã desta quinta-feira (14), uma equipe formada por representantes da Defesa Civil e das secretarias municipais de Habitação (Seharpe), Obras Públicas (Semov) e Assistência Social (Semtas) realizou vistorias técnicas na Comunidade do Jacó, em Petrópolis, e no bairro de Mãe Luíza para uma nova avaliação das duas regiões.

No Jacó, ficou constatado um agravamento da situação e a necessidade de remanejamento de moradores. “Estamos há pelo menos dois meses monitorando essa área e as precipitações de ontem (quarta-feira, dia 13) pioraram o cenário existente que já era precário. Observamos o aumento de rachaduras nas residências, afundamento de terrenos e outras deteriorações. Estamos aqui para alertar as famílias e oferecer o suporte necessário para removê-las com segurança. Infelizmente, ainda existe resistência por parte de alguns moradores para deixar o local”, relatou o secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto.

Nessa ação conjunta da Prefeitura, foram removidas 15 famílias da comunidade do Jacó. Elas ficarão alojadas no CAIC de Cidade Satélite, onde serão acolhidas e receberão atendimento de psicólogos e assistentes sociais da Semtas, material de higiene pessoal, alimentação, colchões e cobertores. Está previsto para elas deixarem o local no próximo dia 20 de fevereiro, quando a gestão municipal fará a entrega de mais um bloco de apartamentos do complexo Village de Prata, no Planalto.

O secretário municipal de Habitação, Carlson Gomes, disse que está tentando fazer a antecipação da entrega das unidades, porém a Caixa Econômica Federal, parceira no empreendimento, ainda não autorizou. “Aqui é uma área de risco eminente. É importante destacar que a Prefeitura vem acompanhando regularmente essa situação, com diversas secretarias, atuando de forma preventiva, oferecendo opções e alertando os moradores. Vamos manter o diálogo aberto com os moradores resistentes para que todos possam deixar o local”, acrescentou o titular da Seharpe.