Bolsonaro pretende apostar em desanilização para falta d’água no Nordeste

Por William Medeiros – com informações do Globo.

“Na região, o primeiro grande plano é resolver o problema da falta de água”, disse o futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno. Além da transposição do São Francisco, o governo vai apostar no uso da tecnologia de dessalinização de água — processo que retira o sal da água — é mais comum em países com pouca disponibilidade.

No planejamento traçado para a região, uma das metas é importar tecnologia israelense de retirada de sais das águas para estimular a agricultura no semiárido nordestino, uma das promessas mais repetidas durante a campanha de Bolsonaro.

O Ministério do Meio Ambiente tem o Programa Água Doce, que atende mais de 500 comunidades do semiárido com a dessalinização de águas salobras (com salinidade intermédia, entre a salgada e a doce). Também há experiências regionais, como a de Fernando de Noronha, onde a dessalinização garante água potável a 80% dos cinco mil moradores fixos.

Indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes já manifestou intenção de incentivar pesquisas para baratear os custos de dessalinização. As referências para o programa seriam as experiências em Israel.
Foto: Igo Estrela.