Fátima cobra ações de segurança em barragens

Por William Medeiros – com informações da Agência Senado.

Em discurso nesta quinta-feira (22), a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), destacou a audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens, em um relatório elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA). O texto traça um quadro grave sobre a situação das barragens pelo país. Das 24 mil catalogadas, 723 foram consideradas de alto risco, ou seja, podem se romper a qualquer momento, e estão em sua maioria no Norte e no Nordeste.

Fátima cobrou ações do governo para que não se repita a tragédia de Mariana (MG), que causou comoção no Brasil e no mundo, considerado um dos piores desastres ecológicos do planeta.

Na audiência, a petista destacou a importância de políticas públicas voltadas para as barragens, principalmente as que estão em risco de acidente.

— Trata-se da gente cuidar das vidas humanas, porque é disso que estamos tratando aqui. A Política Nacional de Segurança de Barragens significa exatamente isso: em primeiro lugar, cuidar da vida das pessoas — advertiu.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado.