Em reunião com secretario, Souza reivindica ações na área da saúde para Mossoró e região

Por William Medeiros.

O deputado estadual Souza (PHS) se reuniu nesta quinta-feira (22) com o Secretário Estadual de Saúde, Sidney Domingos Ferreira de Souza, ocasião em que pleiteou uma Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) para Mossoró e região Oeste.

As UNICAT’s são consideradas unidades de referência, sendo responsável por promover assistência farmacêutica no Rio Grande do Norte. Dispondo de medicamentos para mais de 77 tipos de patologias clínicas, as Unidades reúnem um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, viabilizando o acesso a medicamentos e promovendo o uso racional.

Outra reivindicação do deputado Souza foi para que, em Mossoró, as hemodiálises sejam realizadas nos leitos de UTI, sem o incômodo do paciente ter que deslocar-se para outro hospital.

O parlamentar também solicitou a realização de cirurgias ortopédicas no Hospital Regional Tarcísio Maia, alegando que há equipe que pode ser otimizada para tal fim desde que o estado ofereça material necessário para os procedimentos. Segundo Souza, essa ação diminuiria os transtornos dos pacientes, especialmente os idosos, vítimas de acidentes domésticos.

“Assim o estado assume de fato a alta complexidade da urgência em ortopedia”, disse o deputado Souza, que também reivindicou uma sala de regulação para o Oeste, na cidade de Mossoró.

“O secretário reconheceu a importância das demandas apresentadas, listou-as entre as prioridades e se comprometeu em implementa-las. Parabenizei a visão estratégica de regionalização do atual secretário de saúde, o que condiz com a expectativa das populações do interior do nosso estado”, comentou o deputado Souza em seu perfil na rede social Facebook.