Comissão de Turismo vai à Ribeira avaliar problemas de infraestrutura

Por William Medeiros.

Nesta terça-feira (13), a Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Natal realizou mais uma rodada de reuniões para debater a situação do Bairro da Ribeira. Desta vez, os parlamentares foram ao local conferir de perto os problemas de infraestrutura apontados por uma pesquisa feita pela Fecomércio RN. O encontro aconteceu na Casa da Ribeira e contou com a participação de vários secretários municipais, que ouviram as reivindicações dos comerciantes e moradores.
Entre as razões que fazem as pessoas frequentarem a região, foi identificado que o principal fator é trabalho ou negócio (52%). Em segundo lugar se destaca a busca por serviços (51,9%), pois na localidade se concentra vários órgãos públicos. As compras foram mencionadas por 22,6% dos entrevistados, já que é um bairro comercial. Além disso, aparecem como razões para frequentar o bairro lazer/festas (18,2%), cultura local (16%), residência (12%) e outros (8,2%).
Uma informação importante é que para os empresários os motivos de fechamento dos negócios na Ribeira estão relacionados a falta de investimento (62,1%), infraestrutura (41,7%), segurança (39,8%) e degradação do patrimônio histórico (39,8%). Assim como os empresários, 55,8% dos moradores entrevistados dizem que o afastamento dos comerciantes do local é a ausência de investimento público.
O presidente da Comissão, vereador Paulinho Freire, disse que este foi um momento importante para o processo de revitalização da Ribeira. “Agora, o próximo passo será a entrega da pesquisa feita pela Fecomércio a pedido da Câmara Municipal ao prefeito Álvaro Dias, bem como um relatório com as conclusões das quatro reuniões promovidas por este colegiado”, informou.
Só em obras de pavimentação e drenagem são necessários R$ 8,5 milhões em investimentos no bairro. O secretário municipal de Obras Públicas de Natal (Semovi), Tomaz Neto, falou que a Prefeitura vai buscar os recursos para implementar as mudanças reivindicadas pela população. “Já estamos trabalhando neste projeto. Fizemos, entre outras coisas, a avaliação das tubulações e verificamos que cerca de 40% precisam ser trocadas, haja vista que desde 1982 estão sem manutenção adequada. A parte de iluminação também está entre as prioridades”.
Há 20 anos no bairro, o produtor teatral Henrique Fontes disse que a revitalização da Ribeira é uma necessidade. “É algo que a gente almeja há muito tempo, fundamental para que o desenvolvimento chegue na comunidade. Por causa do descaso, poucos empreendimentos foram atraídos ou conseguiram se manter nos últimos tempos. Sugiro, inclusive, a instalação de repartições municipais no bairro. Aproveito para agradecer aos vereadores da Comissão de Turismo pelo empenho que estão aplicando nesta luta”, pontuou.