Delegados divulgam lista tríplice para chefia da polícia civil

Por William Medeiros.

Pela primeira vez na história da Polícia Civil potiguar, os delegados decidiram uma lista tríplice com nomes que serão oferecidos, como sugestão, a uma chefe de executivo para a escolha do delegado geral. A votação aconteceu nesta quarta-feira em quatro diferentes cidades e a lista ficou composta pela delegada Ana Cláudia Saraiva (a mais bem votada, com 106 votos), o delegado Júlio Cesar Barbosa Costa (com 98 votos), seguido do delegado Odilon Teodósio (com 95 votos). Ao todo, votaram 179 delegados e delegadas, na ativa e aposentados. Destes, 147 votaram em Natal e o restante no interior. O resultado foi proclamado por volta das 19h30, na sede da Associação dos Delegados de Polícia Civil do RN (Adepol/RN), que organizou a eleição.
O processo de votação foi considerado tranquilo e a adesão dos delegados na votação foi substancial. Muitos saíram de suas cidades para voltar em uma das quatro cidades-pólos onde estavam as urnas. “Até mesmo os delegados aposentados compareceram em grande quantidade. Estamos muito satisfeitos”, avaliou a delegada Paoulla Maués, presidente da Adepol/RN.
Ao todo, mais de 200 delegados estavam aptos a votar e 30 estavam concorrendo. Nos últimos dias, aqueles que colocaram seus nomes à disposição dos colegas apresentaram suas ideias e propostas para a melhoria da Polícia Civil.

Em Natal, a sede da Adepol passou o dia bem movimentada, com candidatos e eleitores chegando a todo o momento. A votação foi encerrada pontualmente às 17h, mas a apuração só começou com a chegada das urnas que vieram do interior do estado. Após a contagem, o resultado foi pronunciado oficialmente pela delegada Paoulla. “Esta eleição é uma conquista para nossa Instituição. Sabemos que por lei a governadora eleita, Fátima Bezerra, não é obrigada a escolher os nomes da lista. Mas, pelo fato do colegiado de delegados ter eleito profissionais tão qualificados, esperamos que ela observe as nossas sugestões”, disse

FOTO: CANINDÉ SOARES