Natal ultrapassa meta da Campanha Antirrábica

Por William Medeiros.

A cidade de Natal ultrapassou com folga a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada até a última sexta-feira (26). Foram vacinados 84,65% dos cachorros (a meta era 80%) e 93,77% dos gatos (a meta era 60%). No total, receberam a imunização 100.104 animais (sendo 67.699 caninos e 32.4905 felinos). O trabalho foi realizado por equipes do Centro de Controle de Zoonoses.

Natal desenvolveu todo um trabalho especial para conseguir ultrapassar os índices determinados. Durante toda a campanha, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) promoveu trabalhos porta a porta por meio dos agentes de combate a endemias e ainda atendeu por agendamentos para condomínios e pessoas com mais de cinco animais.

Além disso, o CCZ fez os chamados ‘bloqueios vacinais’, que são feitos também fora do período de campanha. Em casos suspeitos de raiva, o Centro não realiza a intervenção apenas no imóvel, como também nos arredores, promovendo a vacinação dos animais que estejam em um raio de até 300 metros de onde o caso suspeito foi encontrado.

O bloqueio ocorre em situações de suspeitas do vírus em humanos e em animais. Considerado o principal transmissor da enfermidade, o morcego tem uma atenção especial, principalmente depois que oito animais foram diagnosticados positivamente.

Caso a população encontre algum desses animais sobrevoando no ambiente em comportamento atípico, caído ou moribundo, deve isolá-lo, evitando qualquer contato e ligar imediatamente para o CCZ, nos telefones 3232-9788 ou 3232-8235.