Distrito Sanitário Oeste promove Dia D de prevenção ao câncer de mama

Por William Medeiros.

O Dia D da campanha Outubro Rosa aconteceu nesta quinta-feira (18), no Distrito Sanitário Oeste, na Unidade de Saúde de Nazaré. O mutirão de mamografias está até amanhã (19) à disposição da população natalense e está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) em parceria com o grupo Reviver. A abertura do evento foi iniciada em meio de cordel, música e poesia sobre o câncer de mama, com a participação dos agentes comunitários de saúde e da equipe de Educação em Saúde do Distrito Oeste.

O mutirão de mamografias vai durar todo o mês de outubro, passando pelos cinco distritos sanitários de Natal, com a intenção de realizar o máximo de exames possíveis. A estrutura comporta 70 procedimentos diários e conta com o serviço de quatro técnicos e médicos radiologistas – que são responsáveis pelo laudo. Os resultados do exame estarão disponíveis depois de 15 dias do procedimento.

Apesar do mês do câncer de mama ser outubro, após o término do mutirão de mamografias, os exames irão ser prolongados até dezembro gratuitamente. “Depois de outubro nós vamos rever a quantidade de procedimentos feitos por dia, que vai diminuir, para a gente atender a população dos bairros de acordo com o planejamento da Secretaria Municipal de Saúde”, explica Ana Teresa Mota, presidente do grupo Reviver.

Quem poderá utilizar deste serviço são mulheres entre 50 e 69 anos de idade, sendo necessário apresentar apenas documento de identificação, CPF e comprovante de residência. Na próxima semana, o mutirão de mamografia estará na Unidade de Saúde de Rosângela Lima, no Planalto.