Diferença no valor da mensalidade chega a mais de 100% entre as melhores escolas privadas do RN

Por William Medeiros.

Colocar o filho em uma escola de qualidade é o sonho de todos os pais. Mas a tarefa exige investimento e muita pesquisa pois os valores variam muito. Em Natal, nas duas escolas melhores colocadas no ranking do Ideb, divulgado pelo MEC, a diferença dos valores, em alguns segmentos, chega ao dobro.

No Rio Grande do Norte, o Over Colégio e Curso se classificou em primeiro lugar, com nota 7,5. A escola potiguar se destacou ainda entre as dez melhores do Brasil. A segunda posição do estado foi conquistada pelo CEI Romualdo que a nível nacional ocupou o décimo sexto lugar, com nota 6,9.

O Inep disponibilizou em seu site um guia para ver o desempenho por escola. Para acessar, basta informar o Estado, o município e a rede de ensino (estadual, federal ou privada) no link http://ideb.inep.gov.br/. Na classificação são avaliadas três séries: quinto e nono ano do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio.

Após divulgados os resultados oficiais do desempenho de cada escola, a busca dos pais por aquelas de maior desempenho, se torna cada vez maior. Mas será que é possível aliar preço com a qualidade do ensino? Será que não existe escolas bem posicionadas no Ideb, que tenham bons resultados e equilibrem essa qualidade comprovada com um preço mais acessível? De acordo com uma pesquisa na capital potiguar para saber o valor das mensalidades das duas melhores escolas do estado, se verificou diferenças de preço para o mesmo segmento que chegam a atingir 100%, valor que pesa no bolso dos pais que tanto investem na educação dos seus filhos.

“Além do investimento na mensalidade temos muitos outros custos com uniforme, material e esportes. Investimos alto pensando que no futuro nossos filhos estudarão em uma universidade pública e gratuita. Sem dúvida, é fundamental observar a posição da escola no ranking para sabermos se nosso investimento está sendo bem feito”, disse Elizabeth Ferreira, cujo filho fará o ensino médio em 2019