Conheça os programas desenvolvidos pela Prefeitura Municipal para o jovem são-gonçalense

Por William Medeiros.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através das secretarias municipais de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e de Educação (SME), promove diversas ações para os jovens do município. As atividades buscam educar, entreter e qualificar para uma inserção mais justa no mercado de trabalho. Com isso, esses jovens saem do ócio e ganham novas perspectivas.

Conheça alguns dos programas oferecidos para os jovens são-gonçalenses:

SEMJEL – Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer

Diálogos da Juventude:

O projeto realiza encontros periódicos nas escolas e promove rodas de conversa sobre os mais diversos temas que permeiam a realidade dos jovens, como sexualidade, saúde mental, violência e cultura.

Os servidores realizam esses diálogos buscando oferecer um espaço onde os jovens possam mostrar seu olhar sobre esses tópicos. Desta forma, é possível identificar quais os maiores problemas em cada grupo ou comunidades, buscando sempre as melhores soluções para o que foi apresentado.

Comunidade Esportiva:

Programa ofertado para alunos com idade entre 7 e 17 anos, onde são apresentadas as diversas modalidades esportivas oferecidas pela Semjel.

Os estudantes contam com turmas de futebol, futebol de campo, natação, karatê, handebol, jiu-jitsu e boxe.

SME – Secretaria Municipal de Educação:

Cursos pelo SENAR:

Através de parceria entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), são oferecidos diversos cursos profissionalizantes para os estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em suas comunidades.

Cursos de eletricista rural, fabricação de doces caseiros e operador de tratores já foram ofertados para os são-gonçalenses.

Projeto Musicando:

Professores da SME realizam visitas nas escolas municipais para ministrar aulas de música para os jovens. Os instrumentos utilizados pelos alunos são violão e flauta.

Mais Educação:

O Mais Educação é um programa do Ministério da Educação que busca ampliar a jornada escolar para alunos do ensino fundamental da rede pública, para que eles aproveitem o turno oposto ao de suas aulas para desenvolver atividades que colaborem com sua formação educacional, desenvolvendo novas práticas pedagógicas.

Fala Mais:

O Fala Mais oferece cursos de inglês e espanhol para os alunos do EJA. Através desse projeto, estudantes do município contam com a possibilidade de aprender um novo idioma, trazendo não apenas conhecimento para as suas vidas, como também uma nova possibilidade para inserção no mercado de trabalho.