Câmara de Natal aprova projeto que institui a “Semana de Conscientização da Anemia Calciforme”

Por William Medeiros.

O plenário da Câmara Municipal de Natal começou a votar os vetos do Executivo referentes à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A intenção é zerar a pauta de vetos para iniciar a análise da Lei Orçamentária Anual (LOA-2019). De um total de 47 impedimentos, foram apreciados 29 entre as sessões de ontem e hoje (18) com a derrubada de 19 vetos.

Os parlamentares deram parecer favorável ao texto de autoria do vereador Klaus Araújo (SD) que institui a Semana Municipal de Conscientização sobre a Anemia Falciforme, com o objetivo de dar visibilidade e reduzir as taxas de morbidade e mortalidade da doença, que é genética e hereditária, caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias).

Em seu discurso, o vereador Ney Lopes Júnior (PSD), que subscreveu a matéria, informou que o intuito é levar à população informações sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença. “Isso pode contribuir com a melhoria na qualidade de vida do doente, por isso o teste do pezinho é fundamental para obter melhor qualidade de vida e deve ser feito na primeira semana de vida do bebê. Já em qualquer idade de vida da pessoa, o diagnóstico da doença falciforme pode ser obtido por meio do exame de sangue eletroforese de hemoglobina que detecta o traço ou a doença”, concluiu Ney.