120 guardas municipais vão atuar em Natal durante eleição no domingo

Por William Medeiros.

A Guarda Municipal do Natal (GMN) vai continuar o trabalho preventivo nessa segunda etapa do período eleitoral. Para isso, o Comando da GMN participou nessa terça-feira (23), de uma reunião no Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE), que uniu as forças de segurança pública que vão garantir a tranquilidade da votação que ocorre no próximo domingo (28).

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, informou que estarão voltados para a segurança do pleito 120 guardas municipais que serão responsáveis por patrulhar as quatro zonas eleitorais da capital. A força de segurança da GMN vai se posicionar em 28 unidades de votação que vão funcionar em prédios municipais, compreendendo escolas e centros municipais de educação infantil. O objetivo dos guardas municipais é o de zelar pela segurança dos eleitores, prevenir e reprimir crimes eleitorais nos pontos de votação e áreas adjacentes.

O patrulhamento da GMN vai iniciar o serviço operacional às 12h do sábado (27), sendo o mesmo finalizado às 18h do domingo (28). Os guardas municipais utilizados na segurança das eleições serão os lotados na Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Grupamento de Ação Ambiental (Gaam) e no Grupamento de Ação Patrimonial (Gapa). Nessa situação, além do efetivo do serviço regular de patrulhamento, o Comando da GMN utilizará diárias operacionais para ampliar o sistema de segurança com guardas municipais que estariam de folga.

“Nosso efetivo vai está presente na véspera e durante todo o dia da eleição. Estaremos atuando na segurança do transporte de urnas eletrônicas e na guarda das mesmas, como também na circulação de pessoas nos locais de votação”, informou o comandante Alberfran Grilo.

O secretário da Semdes, Paulo Victor Barra, lembrou que a ação da GMN durante o primeiro turno das eleições foi considerada um sucesso. A medida de contribuir pela primeira vez com a segurança do pleito foi uma determinação da Prefeitura do Natal que vem ampliando a atuação preventiva da GMN no sentido de atender os anseios da população por segurança pública. “A Prefeitura garantiu a Guarda Municipal na rua para colaborar com a tranquilidade da votação e com a segurança do cidadão”, comentou.

A reunião na sede do TRE-RN foi coordenada pelo vice-presidente da instituição, desembargador Cornélio Alves, e, além da GMN, participaram representantes do Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Itep.