Câmara de Natal vai convocar Seturn para tratar sobre licitação dos Transportes

Por William Medeiros.

Os vereadores de Natal decidiram convocar o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal – Seturn, para prestar esclarecimentos sobre o sistema de transporte público da capital. A decisão atende pedido do vereador Fernando Lucena (PT), que fez o convite em nome do seu mandato, mas não foi atendido pela entidade. A data da convocação ainda não foi definida, mas deve ocorrer após o período eleitoral.

Após o convite do vereador Lucena, o Seturn enviou um representante, mas o parlamentar preferiu que o próprio presidente da entidade comparecesse e, por isso, solicitou que a Mesa Diretora fizesse uma convocação, tornando a presença obrigatória. “Como instituição fiscalizatória do poder Executivo, a Câmara está buscando transparência. Como as empresas operam hoje sem contrato, sem licitação, ou seja, dentro da ilegalidade? Se o representante se nega a vir, deve ter muita coisa errada, desde uma tarifa alta até um sistema de má qualidade que não funciona. Vamos tomar todas as iniciativas dentro das prerrogativas do Legislativo”, declarou o presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (AVANTE).

A decisão por convocar o Seturn ocorre um dia após a Comissão de Planejamento Urbano da Câmara aprovar parecer contrário ao projeto de lei para licitação do transporte público da capital potiguar, que altera a lei já em vigor aprovada pelos vereadores em 2015. “O projeto está tramitando na Casa e precisa revogar pontos da lei anterior e isso vai ser discutido mas acredito que a Câmara não vai revogar uma lei que passou meses debatendo, contribuindo e votando com a participação de todos os envolvidos e que parecia ter ficado equilibrada”, disse Raniere.

Foto: Marcelo Barroso.