Vereadores encontram “Cemitério de ambulâncias” em Natal

Por William Medeiros.

A Comissão de Saúde fez uma vista aos galpões do Departamento de Logística e Suprimento (DLS) para averiguar a situação do abastecimento de medicamentos em Natal e para analisar a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde desta segunda-feira (11) e encontrou um verdadeiro cemitério de ambulâncias no bairro Dix-Sept Rosado, onde funciona o galpão de materiais inservíveis. Pelo menos 15 ambulâncias estão abandonadas no galpão, muitas delas adquiridas entre 2010 e 2013. O vereador Preto Aquino (PATRI) aposta que muitas delas sequer entraram em circulação. “Da forma como está, tenho certeza que deve ter alguma aqui que nunca circulou”, comentou. Além disso, foi encontrado no local cadeiras, mesas, móveis, materiais hospitalares, um verdadeiro “lixão” com materiais inservíveis, que estavam junto com materiais novos, encaixotados.
O vereador Fernando Lucena (PT), presidente da Comissão, destacou que muitas das ambulâncias, aparentemente, deixaram de circular por pequenos problemas mecânicos que deveriam ter sido resolvidos. “Isso é o dinheiro do povo sendo jogado fora. Aqui encontramos ambulâncias sem pneus, mas também encontramos um estoque enorme de pneus. Porque os pneus não foram utilizados?”, indagou. A vereadora Carla Dickson (PROS) também se prontificou “Não sou mecânica, mas com uma manutenção mínima, com certeza, esses veículos estariam circulando. Observamos também que na LDO e na PPA não há recursos para manutenção. Ou seja, separa dinheiro para comprar coisa nova, mas não separa para cuidar do que já tem”, lamentou.
O prédio não possuía um diretor. Tomam conta do galpão apenas dois funcionários terceirizados. Pela falta de alguém que pudesse falar em nome da Prefeitura, a Diretora de Assistência Farmacêutica (DAF), responsável apenas pela parte de medicamentos da DLS em Igapó, Indyanara Altoé, se prontificou em ajudar nos esclarecimentos aos parlamentares. “Esse galpão é de material inservível e o que está aqui já está catalogado para ser vendido e dada a destinação correta. O que tem de material novo está aguardando somente a conclusão das obras do anexo (do Hospital Municipal de Natal) para ser encaminhado”, explicou.
Foto: Elpídio Junior.