Estrutura e programação pedagógica devem ser observadas pelos pais antes de matrícula escolar

A escolha por uma instituição de ensino não é tarefa das mais simples para pais e responsáveis, afinal, a criança passará parte de sua rotina longe do ambiente familiar. Por esse motivo, antes da efetivação da matrícula, surgem diversas dúvidas e preocupações quanto a estrutura física da escola, os profissionais que lá trabalham, o funcionamento do ambiente e a programação pedagógica.

De acordo com Luciana Fortunatto, coordenadora da Escola Lápis de Cor, quando trata-se dos bebês, observar a segurança é fundamental. “A segurança é primordial para a criança estar inserida no ambiente escolar, as adaptações de mobília, banheiros, luminosidade e limpeza devem ser observadas pelos pais. Sobretudo é essencial conhecer a proposta pedagógica da escola, para analisar se tudo está de acordo com as expectativas da família”, ressalta Luciana.

Sobre a idade ideal, a coordenadora explica que a partir dos quatro meses de vida já é possível que a criança seja inserida no ambiente escolar. “A partir de quatro meses a criança já está com o tônus muscular mais desenvolvido e já se inicia um processo de desenvolvimento postural. As famílias que deixam suas crianças aos nossos cuidados ainda nessa fase enxergam a importância do convívio social, porque quanto mais cedo essa interação ocorre, melhor é para a criança se desenvolver socialmente.”