PROJETO CONDUZ À PRÁTICA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS NO ESTADO

Danielly Souza

Nathália Gomes

Discentes da 4ª série de Jornalismo da Universidade Potiguar.

3.050 atendimentos, 200 pacientes beneficiados e 30 transplantados. Estes são os números que expressam os resultados do PROTransplante, um projeto realizado desde 2013 pelo Instituto do Bem, que oferece assistência multidisciplinar a pacientes transplantados de órgãos e/ou tecidos, esclarece e incentiva a doação de órgãos.

“Nosso enfoque na temática da doação e transplante de órgãos, tem o objetivo de conscientizar a população para a importância da doação, visando o aumento do número de órgãos doados no Estado do RN, e, em paralelo, oferecer suporte assistencial para os pacientes”, esclarece a diretora do IBEM, Raquel Macedo.

A ação ocupa um espaço significante entre as três melhores iniciativas de responsabilidade social com o reconhecimento pelo prêmio internacional “Here for Good – Global Corporate Social Responsibility Iniciatives”, da Laureate International Universities, na edição 2013, que apresentou projetos envolvendo todas as unidades da Laureate International Universities no mundo.

Com a intenção de auxiliar o funcionamento da proposta, o IBem criou o projeto Sala de Acolhimento que reformou um espaço no Hospital Walfredo Gurgel, com o objetivo de acolher as famílias entrevistadas para a doação de órgãos e para informar a má notícia envolvendo os pacientes do hospital. Um outro projeto que envolve a temática é o Diagnóstico do Bem, proporcionando qualidade de vida aos pacientes transplantados com a doação da primeira citocentrífuga do Rio Grande do Norte para o Hospital Universitário Onofre Lopes.

A importância da doação de órgãos é colocada em evidência neste mês, com a campanha nacional “Setembro Verde”, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado no dia 27 de setembro.