Rodovia que dá acesso ao litoral norte potiguar é interditada pelo DER

O acesso para as praias de Pitangui, Muriú, Graçandu e Jacumã, no litoral norte da região metropolitana de Natal, foi interditado nesta sexta-feira (10) pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN). A RN-305, conhecida como estrada de Pitangui, passa por um novo serviço de remoção da areia acumulada na rodovia. A interrupção no trânsito começou às 8h e vai durar até às 16h desta sexta.

Segundo Manoel Marques, diretor geral do DER-RN, a pista será isolada com areia para evitar a passagem de veículos no local. “Vou interditar a via para o meu pessoal trabalhar, caso contrário não terei produtividade”, disse.

O diretor do DER disse que o Departamento divulgou que trabalharia no local por meio da assessoria de comunicação. Segundo o Departamento, os motoristas que quiserem chegar à região terão de seguir por uma via alternativa a partir da estrada de Contendas até Barra do Rio ou usar o caminho da estrada de Muriú, em Ceará-Mirim, na Grande Natal.

Ainda de acordo com Manoel Marques, o trecho voltará a ser interrompido na próxima segunda (13) e no decorrer da próxima semana, se for necessário. Ele não estimou prazo para o término do serviço de remoção da areia.

Em dezembro, o DER-RN já tinha interditado o local para remoção de areia. Motoristas reclamavam que precisavam andar pela contra-mão para conseguir passar em alguns trechos.

Em dezembro de 2018, a prefeitura de Extremoz, na região metropolitana da capital potiguar, editou um decreto de estado de emergência e determinou o trabalho de retirada de areia, enquanto aguardava um estudo do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) do Rio Grande do Norte, responsável pela via.