ProMulher 2025: um ano de consolidação, conquistas e novos horizontes

O ano de 2025 marcou um novo capítulo na trajetória da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio […]

O ano de 2025 marcou um novo capítulo na trajetória da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ProMulher/ALRN), com a realização do “I Encontro das Procuradorias da Mulher no Legislativo Potiguar”. O seminário consolidou a integração da rede estadual de procuradorias e simbolizou o avanço do protagonismo feminino no Legislativo. Realizado em agosto, o evento reuniu cerca de 350 representantes de mais de 60 municípios potiguares, entre vereadoras, vereadores, procuradoras, lideranças sociais e representantes de entidades comprometidas com a igualdade de gênero e o enfrentamento à violência contra a mulher.

Com uma programação diversa, o Encontro contou com a participação de autoridades estaduais e federais, além de especialistas e instituições parceiras. Foram discutidos temas como “Violência Política e Democracia”, “Violência Doméstica e Trabalho em Rede”, “Cooperação e Fortalecimento da Mulher nos Espaços de Poder” e “Autonomia Econômica Feminina”.

Mais do que uma celebração, a iniciativa ampliou o processo de interiorização e aprofundou o diálogo entre os Legislativos estadual e municipais, estimulando a criação de novas procuradorias da mulher no interior do RN.

“Cada mulher presente representava um elo dessa rede que estamos construindo. Ver tantas procuradorias unidas e atuantes é a prova de que estamos no caminho certo: o da defesa de direitos e da ampliação de oportunidades”, destacou a deputada Cristiane Dantas, Procuradora Especial da Mulher da ALRN.

Um dos grandes avanços de 2025 foi a expansão das Procuradorias Municipais da Mulher. A equipe multidisciplinar conseguiu mais que dobrar o número de unidades, totalizando a criação de 55 procuradorias municipais, sendo 40 somente neste ano.

Rolar para cima