Governo do RN apresenta proposta para sediar supercomputador do Plano Brasileiro de IA

O Governo do Estado será o primeiro estado brasileiro a apresentar proposta para sediar uma nova unidade do Laboratório Nacional de […]

O Governo do Estado será o primeiro estado brasileiro a apresentar proposta para sediar uma nova unidade do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), com o objetivo de viabilizar a instalação do supercomputador de alto desempenho previsto no Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), iniciativa estratégica do Governo Federal voltada ao fortalecimento da soberania tecnológica do país.

A governadora Fátima Bezerra participou, nesta terça-feira (30), de uma reunião virtual com a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e equipe técnica do ministério. Também estiveram presentes os coordenadores do Núcleo de Processamento de Alto Desempenho do Instituto Metrópole Digital da UFRN (NPAD/IMD/UFRN), Samuel Xavier e João Kleber, além do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Hugo Fonseca.

O supercomputador é um equipamento de altíssimo desempenho utilizado por instituições públicas para processar grandes volumes de dados e realizar cálculos complexos, apoiando pesquisas científicas, desenvolvimento tecnológico, políticas públicas, inteligência artificial, previsão climática, saúde, energia, defesa e planejamento estratégico.

O Governo do Estado irá formalizar oficialmente a proposta ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em 15 de janeiro de 2026. Após a realização de estudos técnicos, foi definido o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), em Macaíba, como área para a instalação do supercomputador.

Além do Rio Grande do Norte, apenas a Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou manifestação de interesse, condicionada ao atendimento de critérios como disponibilidade energética, conectividade e área geográfica adequada.

Rolar para cima