Nesta sexta-feira (17/10), às 14h, aconteceu na Câmara Municipal de Parnamirim, uma audiência pública para analisar o problema do “Subfinanciamento da União na área de saúde e seus impactos diretos no atendimento à população de Parnamirim”. Presidido pelo vereador Irani Guedes (encarregado da Comissão Permanente de Saúde) contou com a presença dos vereadores Dr. César Maia, Rafaela de Nilda, Marquinhos da Climep, Thiago Fernandes e Binho de Ambrósio. Também passou pelo Plenário Dr. Mário Medeiros o vereador Afrânio Bezerra.
Ao longo de pouco mais de uma hora e meia, a audiência analisou os problemas que têm gerado o subfinanciamento da saúde municipal. Pelo Poder Executivo estiveram presentes o Secretário Municipal de Saúde, Lealdo Pezzi Araujo; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Thiago Cidral; além do ex-secretário municipal de saúde, Rogério Rodrigues Gurgel; e também o Secretário Adjunto de Administração e Finanças, do Fundo Municipal de Saúde de Parnamirim, César Martinho.
De acordo com o vereador Irani Guedes, não se pode dizer que a União não passa recursos, mas que Parnamirim não tem sua parcela de culpa, e que o problema é que as equipes de saúde não têm preenchido os sistemas com as informações para que haja o devido repasse de recursos. De acordo com ele, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Parnamirim tem um gasto mensal aproximado entre quatro a quatro e meio milhões de reais, mas a União só contribuiu com aproximadamente R$ 250 mil. O hospital Márcio Marinho gasta cerca de dois milhões ao mês, mas não recebe recursos porque ainda não foi cadastrado.


