Obras do CAPS Leste recebem visita da Comissão de Saúde da CMN

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal visitou nesta segunda-feira (22) as obras do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Leste), no bairro de Santos Reis. Na ocasião, os parlamentares que integram o colegiado constataram que a obra foi suspensa e, por enquanto, sem data para ser retomada. Participaram do encontro os vereadores Luciano Nascimento (PSD), Cláudio Custódio (PP) e Cleiton da Policlínica (PSDB).

De acordo com o vice-presidente da Comissão de Saúde, vereador Luciano Nascimento, as obras já deveriam ter sido concluídas desde 2024. “Tomamos conhecimento agora que a empresa que estava construindo o prédio pediu destrato, ou seja, abandonou a obra. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo todo o levantamento e enviando para a Secretaria de Infraestrutura, para oficializar esse destrato. Felizmente, a própria SMS, através do seu contrato, vai terminar essa obra, que deve estar entre 50% e 60% concluída. Então, falta muito pouco para que a prefeitura possa entregar esse importante equipamento voltado para a saúde mental, que deve ser tratada como prioridade”.

Por sua vez, o vereador Cláudio Custódio pontuou que o Legislativo natalense trabalha com foco no diálogo com o Executivo e na busca de mais informações a fim de agilizar o processo de retomada da obra do CAPS Leste. “Desde o início da construção os atendimentos foram transferidos para a UBS do Conjunto Pirangi, na zona Sul. Portanto, a ausência dessa estrutura causa dificuldades para a população, que precisa se deslocar e tem acesso limitado aos serviços de saúde. Vamos unir forças para que a obra seja concluída o mais rápido possível, quem sabe ainda este ano”, disse ele.

“A visita do nosso grupo temático foi motivada pela urgência que a saúde mental enfrenta em nossa cidade e a cobrança que recebemos da sociedade como agentes públicos. O objetivo é ajudar a agilizar medidas que levem a uma solução para essa demanda social. Precisamos de celeridade porque a unidade básica do Conjunto Pirangi é pequena e não comporta tantos atendimentos. Esperamos que a prefeitura consiga finalizar a construção para que o povo da zona Leste tenha serviços de saúde mental pertinho de casa”, afirmou o vereador Cleiton da Policlínica.