A Câmara Municipal de Natal realizou, na manhã desta terça-feira (23), uma sessão ordinária inclusiva em homenagem às pessoas com deficiência. A iniciativa fez parte da programação do Setembro Verde, campanha nacional que promove a inclusão e conscientiza sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. A atividade também marcou o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
Na ocasião, cada vereador indicou uma pessoa com deficiência para simbolicamente ocupar uma cadeira no plenário, representando a função de “vereador por um dia”. A proposta, segundo o vereador Tércio Tinoco (União), busca dar “vez e voz a uma causa tão justa” e reforçar o caráter acessível e inclusivo da Casa Legislativa.
O atleta paralímpico Júnior França destacou a importância de respeitar as pessoas com deficiência para além da acessibilidade física. “Precisamos ver o outro, ver o vizinho, o amigo, e respeitar. Isso inclui a pessoa com deficiência. Mais do que obrigação, é um exercício de humanidade”, afirmou.
O vereador João Batista (DC) também celebrou a ocasião e destacou a sanção da lei que denomina o Complexo Esportivo do bairro Planalto com o nome da nadadora paralímpica Joana Neves. “É um dia de alegria e de luta pelos direitos das pessoas com deficiência, preservando legados importantes para a nossa cidade”, disse.
A homenageada Edyna Tarciane Palhares, mãe de um adolescente autista, falou da importância da visibilidade dada à causa. “Minha luta é diária, não apenas hoje. Inclusão vai além da palavra: é enxergar a pessoa para além do diagnóstico”, ressaltou.

