Assembleia debate ecoturismo, Geoparque Seridó e potencial das cavernas potiguares

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta quarta-feira (17), audiência pública para discutir a interiorização do turismo […]

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, nesta quarta-feira (17), audiência pública para discutir a interiorização do turismo no Estado, com foco nas oportunidades e desafios do ecoturismo, do Geoparque Seridó e das Cavernas Potiguares. A iniciativa partiu do deputado Hermano Morais (PV), que destacou a importância de diversificar o setor turístico, ainda concentrado no litoral potiguar, e valorizar o patrimônio natural e cultural das regiões do interior.

No debate, que contou com a participação de gestores públicos, pesquisadores, representantes do trade turístico e da sociedade civil, o Geoparque Seridó foi apontado como referência no desenvolvimento sustentável. Reconhecido pela UNESCO, o geoparque integra diversos municípios, reúne 21 geossítios e mais de 50 pontos de visitação, incluindo formações geológicas, sítios arqueológicos e áreas de relevância histórica e paisagística.

Além do geoparque, a audiência abriu espaço para a discussão sobre o turismo em cavernas. Representantes dos municípios do Oeste Potiguar da área reforçaram o potencial da chamada “Rota das Cavernas”, roteiro que reúne atrativos naturais em municípios como Apodi, Felipe Guerra, Martins, Baraúna e Mossoró.  O roteiro já conta com quatro cavernas e um sítio arqueológico legalizados para visitação turística, além de estudos para inclusão de novas áreas, como a Furna Feia (Mossoró) e a Caverna da Carrapateira (Felipe Guerra). 

Rolar para cima