Assembleia discute medidas emergenciais contra seca no RN

A escassez hídrica que castiga o Rio Grande do Norte voltou a ser tema de debate na Assembleia Legislativa. Na última quinta-feira (21), o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu uma comitiva de lideranças políticas e comunitárias do município de Taipu, no Mato Grande.

Entre os pleitos apresentados, está a perfuração e instalação de poços tubulares em comunidades rurais como Queimadas, Umarizeira, Jerusalém, Paraguai e Riacho, que enfrentam sérias dificuldades de abastecimento. “Água é vida e prioridade. Estamos empenhados em apoiar os municípios para que as famílias do interior tenham acesso a um recurso tão essencial”, destacou o parlamentar.

A reunião contou com a presença da vereadora Analice Viana, dos ex-vereadores Bilzinho, Ceicinha Melo, Joãozinho Melo e Chico Baracho, além do suplente Hércules e da liderança comunitária Rosilene Pereira.

Atualmente, 75 cidades do RN estão em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. O Executivo estadual avalia decretar emergência também em âmbito estadual, com base em relatórios solicitados a órgãos como a Semarh, Caern e Emparn, sobre chuvas, armazenamento e abastecimento de água.