Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de todo o país se reúnem em Brasília, de 19 a 22 de maio, para a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento político municipalista da América Latina. Promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), o encontro acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e deve reunir mais de 11 mil participantes.
Com o tema “Autonomia Municipal: a Força que Transforma o Brasil”, a abertura oficial será no dia 20, às 9h, com presença confirmada do presidente da República, Lula, e outras autoridades dos Três Poderes. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentará as principais demandas dos municípios, com destaque para a PEC 66/2023 (Sustentabilidade Fiscal) e os desdobramentos da Reforma Tributária.
Além dos debates centrais, a programação inclui 47 arenas técnicas com foco em temas como Federalismo Climático, financiamento da educação e saúde, e mudanças no Imposto de Renda.
A CNM também promove uma coletiva de imprensa no dia 19, às 11h, com a divulgação de estudos inéditos que embasam as reivindicações municipalistas. A coletiva será realizada na sede da CNM e transmitida via Zoom (inscrição aqui).
O credenciamento de imprensa será feito presencialmente no CICB a partir das 10h do dia 19, com exigência de documento profissional e credencial do veículo.
A programação completa e a transmissão ao vivo estão disponíveis em: marcha.cnm.org.br e no YouTube da CNM.